Contato

BRASIL +55 11 98396-2721

©2018 by SophiaRH.

  • Dr. Thiago O. dos Santos

Principais fatores avaliados nas entrevistas

Nós separamos pra você algumas dicas a respeito de alguns dos principais aspectos avaliados pelos entrevistadores.




Principais fatores

Sempre que digo que atuo com hunting e seleção de talentos, a primeira pergunta é: "o que devo responder quando o entrevistador me pergunta porque sou o melhor candidato para a vaga? E quando me pergunta porque sai do último emprego? O que devo dizer?".

Abordando este tema com alguns dos melhores caça-talentos do país, tenho notado que, por incrível que pareça, os melhores avaliadores estão mais interessados na maneira como o candidato formula suas respostas do que com o conteúdo em si.

Separei os cinco fatores mais citados nestas conversas para ajudá-los em suas entrevistas. Vamos a eles!


Fator 1: Comunicação

Não confunda comunicação com falar muito! O que observamos neste caso é a capacidade de montar frases inteligíveis, fornecendo o maior número de informações no menor tempo possível.

Tomem cuidado com cacoetes verbais, como "hã", "tá", "veja bem", etc.

A postura também é importante e faz parte da comunicação, evite olhar para as paredes, se remexer na cadeira, cruzar os braços, etc.


Fator 2: Comprometimento

Aqui avaliamos o quanto o candidato demonstra sua vontade em atuar naquela empresa e função. A dica é: Busque mostrar em suas respostas o quanto você realmente quer trabalhar naquela empresa. Para tal, visite o site da empresa, conheça sua história e alguns fatos da mesma. Mostrar o quanto aquela oportunidade é preciosa e o quanto você se empenhará caso a conquiste, são primordiais para uma boa avaliação.


Fator 3: Energia

Aqui não tem segredo! Precisamos sentir que você candidato é do tipo "sem tempo ruim", que aprecia desafios e que gosta de superar objetivos!


Fator 4: Flexibilidade

Sabemos que o mundo corporativo exige adaptações das mais diversas, não escolhemos nossos colegas de trabalho, os processos e burocracias de cada departamento, etc. Diante disso, adaptar-se a todo tipo de situação, chefe, ambiente e mudança, é parte importante em nossa avaliação.


Fator 5: Enfoque positivo

Apesar de parecer óbvio, o que mais vejo é gente derrapando neste aspecto!

Não fale mal de sua ex-empresa, ex-chefe e/ou ex-colega, o que passou, passou e deveria ter servido de aprendizado.

Repense sua forma de enxergar o mundo, pois talvez você tenha um enfoque negativo ou mesmo não enxergue todos os lados de uma situação e cá entre nós, não há nada pior numa equipe do que quem puxe a energia pra baixo, certo?


#dicasdasophia #sophiarh